Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2012

Suênia e Eu

Imagem
Minha conterrânea: eu sou pernambucano do “Ré”cife e ela é da Paraíba. Ela aprecia Campina Grande, eu Caruaru: cidades aguerridas. Ela sabe dançar um forró que nunca aprendi na vida. Mas sou confortado com o belo fato do meu São João sempre ser maior que o da sua vila! As mesmas canas moídas nos engenhos e rapaduras nordestinas nossa sina nos deu: de poder fazer cada um a sua história com essas coisas divinas que o nordeste nos deu.
Trilhei caminho da História e ela o da língua portuguesa. Eu divago: o e no tempo sempre penso. Ela simplesmente vive intensamente sua breve conjugação no tempo presente. Lemos o mundo assim como o vemos, desse jeito, sem aperreio de perdermos nossos “Oxentes”, “Visses” e todos demais traquejo musical do nosso comum dialeto.
Ela gosta de fulia e eu de harmonia sem nos perdermos, contanto, nas estripulias na vida dura que levamos a cada dia. Ela prefere mais a fumaça e eu o vento e os cheiros das neblinas matutinas. Ela é pau prá toda obra na escola: já eu s…

A FALSA CONSCIÊNCIA E A ESQUERDA QUE COM ELA COMPACTUA

Imagem
Por Celso Lungaretti Como faz falta uma esquerda à moda antiga, que não tenha medo medo de dizer em alto e bom som que o  problema fundamental nas nações capitalistas é exatamente o fato de serem capitalistas!

No Brasil, a esquerda que perdeu a vontade de fazer a revolução, preferindo disputar nacos de poder sob o capitalismo, embarca grotescamente no denuncismo contra a corrupção, pautado pelo inimigo e insuflado  ad nauseam  pela indústria cultural do inimigo.

Com isto, o debate político permanece há anos estagnado e não se oferece aos trabalhadores uma PERSPECTIVA REVOLUCIONÁRIA.

Bem dizia o Paulo Francis, nos seus melhores dias: o combate à corrupção é bandeira da direita.

A corrupção é inerente ao sistema que coloca a ganância e a busca da diferenciação acima de todos os outros valores, inclusive a família e a vida; haverá sempre algum político querendo levar vantagem por meios escusos e sua momentânea colocação na berlinda será sempre conveniente para quem está empenh…