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Mostrando postagens de novembro 22, 2012

Liberalismo, cotas e Demétrio Magnoli

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Um comentário introdutório ao texto do Prof. Paulo Ghiraldelli: Estudei e trabalho desde 1990 em Escola Pública. Quando estudei, até onde me lembro, a Escola Pública tinha uma característica hoje considerada autoritária. Eram tempos pré-ECA [Estatuto da Criança e Adolescente], então, não havia a liberdade que criança e adolescente hoje gozam no interior da escola. Liberdade inclusive para não estudar. O contexto em que estudei, de forma estranha, induzia eu e muitos a estudarem mais e tirarem melhor proveito do serviço educacional oferecido pela Escola Pública da ocasião. A pedagogia era considerada tradicional; as aulas, todas elas, expositivas. O tempo não era gasto com as firulas e frescuras que existem hoje: festinhas, bingos, feira de cultura inútil para repor aulas perdidas durante a última greve; jogos escolares para promoção política de certos professores, projetos e mais projetos contra o “bullingui”, em favor da  ecologia   projeto de pontos na média em troca de reai