Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2016

O blogue NÁUFRAGO DA UTOPIA abre o debate sobre a REFUNDAÇÃO DA ESQUERDA

Imagem
O blogue Náufrago da Utopia está priorizando a discussão de questões inerentes à refundação da esquerda e à fase de defensiva estratégica na qual acabamos de ingressar. 

Um agudo processo de crítica e autocrítica hoje é simplesmente imperativo, pois a derrota que acabamos de sofrer foi, em muitos aspectos, pior ainda do que a capitulação sem luta de 1964.

A reaglutinação de forças deve marchar paralelamente com a depuração moral, pois não conseguiremos reconquistar o respeito do cidadão comum se nossa imagem continuar associada à daqueles que, comprovadamente, tenham utilizado a atuação política para, de forma ilícita, perseguir objetivos pessoais como o enriquecimento e a conquista de status.

E, claro, como não adianta repetirmos o que deu errado na esperança de que na vez seguinte dê certo, temos de discutir quais as novas estratégias e táticas a serem adotadas, para substituírem as que chegaram ao esgotamento na atual década.

O espaço está aberto para todos que tenham contribuições per…

O FIM DO SINTERO: SÓ AS CUCARACHAS DO ALTO CLERO SE DARÃO BEM NA ERA TEMER

Imagem
Segundo post publicado no perfil do Rudá Guedes Ricci em 17/005/2016: Anúncios - a serem confirmados por medidas institucionais - do governo ficha suja para a educação: 1) fim do piso salarial 2) adoção de bônus por desempenho de professor 3) fusão dos Institutos Federais ao Sistema S 4) aprovação de cobrança de mensalidades em universidades públicas 5) extinção da obrigatoriedade orçamentária para educação 6) desnacionalização do Enem (liberação de vestibular por universidade)
E agora?
E agora trabalhadores da educação, especialmente, no caso de Rondônia, o que fazer diante da situação acima?
E agora sindicalizados que se comportam como fieis da Igreja Universal do Reino de Deus perante a longeva diretoria que idolatram e o seguem de olhos fechados como boi indo para o matadouro?
Não adianta chorar e nem acender velas no altar ou ir se ajoelhar aos pés de do Nereu e do, Manoelzinho e a turma dele! Vai todo mundo se lascar!
Esses ídolos sempre foram falsos. Ainda são ídolos feito de prata e ouro,…

Michael Löwy: O golpe de Estado de 2016 no Brasil

Imagem
Por Michael Löwy. Vamos dar nome aos bois. O que aconteceu no Brasil, com a destituição da presidente eleita Dilma Rousseff, foi um golpe de Estado. Golpe de Estado pseudolegal, “constitucional”, “institucional”, parlamentar ou o que se preferir. Mas golpe de Estado. Parlamentares – deputados e senadores – profundamente envolvidos em casos de corrupção (fala-se em 60%) instituíram um processo de destituição contra a presidente pretextando irregularidades contábeis, “pedaladas fiscais”, para cobrir déficits nas contas públicas – uma prática corriqueira em todos os governos anteriores! Não há dúvida de que vários quadros do PT estão envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras, mas Dilma não… Na verdade, os deputados de direita que conduziram a campanha contra a presidente são uns dos mais comprometidos nesse caso, começando pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (recentemente suspenso), acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fiscal etc. A prática do golpe …

O PASSADO É APENAS O PRETEXTO PARA SE DISCUTIR E COMPREENDER O PRESENTE

Imagem