Postagens

Mostrando postagens de Junho 20, 2016

Náufrago da Utopia: HUGO CHÁVEZ E A REVOLUÇÃO EDUCACIONAL

Náufrago da Utopia: HUGO CHÁVEZ E A REVOLUÇÃO EDUCACIONAL: Por Eduardo Rodrigues Vianna (uma pequenina reflexão acerca das  lutas educacionais no Brasil atual) Q uando os bolivarianos ve...

NÃO É NA PRAÇA DOS 3 PODERES NEM NA REPÚBLICA DE CURITIBA QUE O NOSSO CARNAVAL VAI CHEGAR

Imagem
Mal sabíamos quão insatisfatório seria o porvir Quando o Carnaval Chegar é a canção mais emblemática do período que vai da derrota da luta armada até a redemocratização do Brasil.
Depois que a imensa superioridade de forças do inimigo condenou ao fracasso a heroica tentativa de sairmos da ditadura pela porta da frente, só nos restou mesmo a longa espera de que ela ruísse em decorrência de suas próprias contradições.
Houve, claro, momentos fulgurantes como o do repúdio ao bárbaro assassinato de Vladimir Herzog em 1975, mas todos sabíamos que uma missa não expeliria os militares do poder que exerciam como usurpadores e déspotas.
E existia a resistência cotidiana aos abusos e atrocidades, cujo símbolo mais marcante foram D. Paulo Evaristo Arns e sua abnegada equipe, o embrião do Tortura Nunca Mais. Um marco: a missa de 7º dia de Vladimir Herzog.
Mas, não estava em nossas mãos darmos um fim à ditadura. Sentíamos-nos e